Lançamento "Fotojornalismo e Legalidade"

Fotojornalismo e Legalidade (1961): Última Hora Rio-Grandense

O livro Fotojornalismo e Legalidade (1961): Última Hora, de Claudio Fachel, trata da fotografia na cobertura da Campanha da Legalidade, com destaque para a evolução do fotojornalismo no mundo ocidental e no Brasil, enfocando a utilização da fotografia nas revistas de variedades - na Alemanha, Estados Unidos e nos demais países -, incluindo a imprensa diária brasileira.
Para avaliar a participação dos fotógrafos na Campanha da Legalidade, Claudio Fachel reconstitui, em linhas gerais, o momento histórico brasileiro da década de 1950 até a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, enfocando a circunstância criada em torno da posse do vice-presidente João Goulart. O autor situa também a ação dos fotógrafos rio-grandenses no registro da Legalidade, especialmente os profissionais que atuam no jornal Última Hora e na Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.
Os fatos ocorridos entre os dias 25 de agosto e 13 de setembro de 1961, são apresentados no livro por intermédio das capas, fotografias, manchetes e das páginas principais da Última Hora. Ao adotar uma metodologia apropriada para analisar as imagens desses acontecimentos, Claudio Fachel seleciona diversas séries fotográficas e conclui sobre a relevância do fotojornalismo no registro da história brasileira. Fachel constata que através do estudo das séries fotográficas é possível compor imagens históricas e avaliar as conexões entre os diversos atores políticos envolvidos na Campanha da Legalidade, incluindo os fotógrafos e os veículos de comunicação, especialmente da Última Hora. Com o presente estudo, o autor pretende também abrir um campo de pesquisa e de valorização dos profissionais da fotografia através do resgate histórico da sua atuação.


FACHEL, Claudio. Fotojornalismo e Legalidade (1961): Última Hora Rio-Grandense. Porto Alegre: Medianiz, 2011.
Preço: R$ 36,00 (Palavraria, Livraria Cultura e Livraria Saraiva)
www.medianiz.com.br
contato@medianiz.com.br

One Response so far.

  1. Belo ano, Cláudio! Acompanhando e sempre fã!

Leave a Reply