Archive for janeiro 2010

Biografia


Claudio Fachel
Fotógrafo profissional desde 1987, tem atuação nos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e publicações em jornais e revistas brasileiras, latino-americanas e europeias. Repórter fotográfico dedicado ao setor cultural e social, participou das coberturas destes eventos: 1a Bienal do Mercosul; Porto Alegre Em Cena; 1º Porto Alegre em Buenos Aires; Festival de Cinema e de  Cinevídeo de Gramado; Festival de Bonecos e Festival de Teatro de Canela; Expointer, entre outros. Recebeu o Prêmio Destaque, do Grupo Editorial Sinos (2000), e atuou como editor fotográfico da revista Agrinova (2002).
Com experiência em oficinas e projetos de fotografia coletiva, participou de atividades docentes no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (1996) e na Faculdade Tecnológica de Fotografia da Ulbra (2010). Responsável pela organização das exposições O Garimpo no Rio Madeira (1989), História do Pronto-Socorro de Porto Alegre (1994), Memórias do Bairro Glória (1995), Olha o Palco, no Theatro São Pedro (1995) e da coletiva da 1ª Exposição Itinerante de Fotojornalismo da Associação dos Repórteres Fotográficos (RS), em 2000. No Instituto Curicaca, atuou na área de fotografia ambiental, sendo coordenador e educador ambiental.
Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica (RS), atualmente leciona na Universidade de Santa Cruz e participa, no governo de Tarso Genro, da equipe da Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do Estado do Rio Grande do Sul.